A cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito, vereadora e vereadores de Tanabi eleitos nas eleições municipais de outubro de 2024 foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, na Câmara. O novo mandato de todos os agentes políticos já está em vigor e se estende até o fim de 2028.
Para o Executivo, Alexandre Silveira Bertolini, o Xandão (PSB), tomou posse para o segundo mandato como prefeito. Xandão foi eleito pela primeira vez nas eleições suplementares de 2022 e reeleito em 2024 – esta foi a mesma trajetória do vice-prefeito Luis Eduardo Martins, o Dú Coxinha (PP), também empossado nesta quarta.
No caso do Legislativo, 11 vereadores foram empossados. São eles (lista em ordem alfabética):
- Adalto Donizeti Magri, o Cocó Magri (PL)
- Celso Tarifa de Lima (UNIÃO)
- Devair Zanetoni Junior, o Devinha Zanetoni (MDB)
- Dionisio Guariero, o Dionisio Protetor (PP)
- Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS)
- João Vitor de Freitas, o Primo (REPUBLICANOS)
- Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB)
- José Francisco de Mattos Neto, o Zé Francisco (PSD)
- Michel Alexandre Magri Pina (PSB)
- Rodrigo Augusto Jorge de Mello, o Dr. Rodrigo (PSB)
- Waldir Marcos de Souza, o Waldir do Zé Baiano (PRD)
Dos 11 nomes, quatro eram vereadores na legislatura anterior e foram reeleitos: Cocó Magri (PL), Primo (REPUBLICANOS), Dr. Rodrigo (PSB) e Waldir do Zé Baiano (PRD).
Dois deles já haviam passado pela Câmara anteriormente. Devinha Zanetoni (MDB) foi vereador entre 2017 e 2020, e Michel Pina (PSB), na condição de suplente, ocupou cadeira na Casa entre maio de 2023 e abril de 2024.
Zé Francisco (PSD), que presidiu a sessão de posse por ter sido o vereador mais votado nas eleições de 2024, como determina o regimento interno da Câmara, foi prefeito de Tanabi entre 2005 e 2012, e fará sua estreia no Legislativo municipal.
Os demais vereadores e vereadora ocuparão cargo eletivo pela primeira vez: Celso Tarifa Lima (UNIÃO), Dionisio Protetor (PP), Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS) e Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB).
Recesso
O mandato de todos os empossados, prefeito, vice-prefeito, vereadora e vereadores, já está em vigência.
Como a Câmara está em período de recesso, as sessões ordinárias de 2025 serão iniciadas no dia 3 de fevereiro, sempre às 18h das segundas-feiras. Até lá, poderão ser convocadas sessões extraordinárias pelo prefeito ou pela Mesa Diretora da Casa.