Câmara Municipal realiza Sessão Solene para entrega de Títulos.

Câmara Municipal realiza Sessão Solene para entrega de Títulos.

Na noite de segunda-feira, 06, a Câmara Municipal de Tanabi se preparou para mais uma solenidade de entrega de títulos, desta vez, as homenageadas foram para as mulheres do município, que receberam o prêmio Mulher Destaque e o Título de Cidadã Emérita Tanabiense.

O prêmio Mulher Destaque foi instituído através da Resolução nº 015/2017, concedido a mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes serviços na área social e foi concedido à senhora Shirlei Alves Maximiano Altomani e também para a senhora Shirlei Colombo do Nascimento.

Já o título de Cidadã Emérita Tanabiense, recebido pela senhora Rosilene Lopes Archilha, tem previsão na Lei Orgânica do município.

Vale ressaltar que uma das indicadas a receber o prêmio Mulher Destaque, no caso a senhora Shirlei Colombo do Nascimento, popularmente conhecida como Shirlei da Gráfica, não pôde estar presente na cerimônia, porém receberá sua homenagem em outra oportunidade.

Na solenidade compareceu autoridades como o vice-prefeito do município e o padre da paróquia São João Batista e São Cristóvão, além dos vereadores.

 

Homenageadas

 

Nascida e crescida em Tanabi, Rosilene Lopes Archilha se casou nova, aos 16 anos, tendo como fruto do casamento os filhos, Thiago e Marcos. Rosilene adora passar o tempo com seus netos Luiza, Theo, Miguel e Daniel.

Rosilene apesar de ter feito Magistério, nunca exerceu a profissão. Atualmente é enfermeira da Estratégia Saúde da Família - ESF Dr. Newton José Cucolicchio.

Trabalhou como inspetora de alunos na Escola Estadual João Portugal por aproximadamente 04 anos. Mas foi no ano de 2002, em um sábado à tarde que ela diz ter recebido um chamado de Deus para enfermagem e foi assim que tudo começou. Realizou o curso técnico e logo após ingressou na faculdade, UNIFEV de Votuporanga.

Em 2006 se formou e comecei a trabalhar no ESF Osvaldo Federico. Após 03 meses fui contratada através de concurso público e trabalha para o município até os dias de hoje. Rosilene afirma que trabalhou um período na Estratégia Saúde da Família – Manoel Alves.

Isso ja se passaram 15 anos, realizada e grata a Deus por esse privilégio de poder ajudar o próximo.

Shirlei Alves Maximiano Altomani, tem 64 anos, nascida em Cosmorama no dia 03 de julho de 1958. Filha de Elias Maximiano Marcolino e Izolina Alves Marcolino. Tem 3 irmãos, sendo eles: Ataide, Genir e Antonio Elias. Estudou no Grupo Escolar de Cosmorama, tendo sua primeira professora foi a Senhora Francisca Fernandes Fresneda. Seus pais moraram mais de 18 anos na Fazenda do Sr. João Narciso da Silveira.

Aos 15 anos mudou-se para uma chácara no bairro de Ecatú. Aos 19 anos casou-se com o Sr. João Altomani e dessa união nasceram 2 filhos: Cesar e Eder.

Cesar é casado com Daniela e tem 2 filhos: João Gabriel e Mateus. Eder é casado com Franciela e tem 2 filhos: Davi e Vitor.

Aos 35 anos voltou a estudar e concluiu o ensino médio (2º grau). Após ingressou na Escola Comercial de Votuporanga e concluiu o curso de Auxiliar de Enfermagem.

Em seguida prestou uma prova na ETEC “Padre José Nunes Dias”, de Monte Aprazível e concluiu o curso de Técnico em Enfermagem.

Foi voluntária na Santa Casa São Vicente de Paulo de Tanabi, na época com a irmã Hiolanda.

Em 2003, no dia 1º de abril, quando voltava de uma transferência, foi comunicada pelo Sr. João Edson e o Sr. Antonio Repizo, popularmente conhecido por “Tampinha”, que seria a nova integrante da Santa Casa. Muito emocionada abraçou a causa da Santa Casa com muito amor e carinho.

Passado mais de 10 anos, precisou, com muita dor no peito, pedir demissão, para cuidar do seu esposo, Sr. João Altomani, que no momento precisava dos seus cuidados, uma vez que ia se submeter a cirurgia no quadril. No mesmo tempo sua sogra veio morar com ela, onde cuidou por mais de 12 anos.

Em 2022 sua sogra faleceu aos 94 anos. Com o falecimento de sua sogra se sentiu com o dever cumprido e se propôs a trabalhar para o engrandecimento das pessoas que precisassem dela, pedindo a Deus que enviasse obras que pudesse realizar.