Sessão solene marca entrega da Medalha Tiradentes a profissionais da segurança

Sessão solene marca entrega da Medalha Tiradentes a profissionais da segurança

A Medalha Tiradentes foi entregue a quatro profissionais da segurança pública de Tanabi em sessão solene realizada na Câmara na noite desta terça-feira (22/4). Receberam a homenagem:

  • Cabo Rene Rodrigues Calister, da Estação de Bombeiros de Tanabi.
  • 1º tenente especialista em comunicações Adeilton Rafael de Vasconcelos, militar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB).
  • Investigador Pablo Garcia Amaral, da Polícia Civil.
  • Cabo Nilton Cesar Bertelli, da Polícia Militar (PM).

A Medalha Tiradentes foi instituída pela Câmara de Tanabi por meio da Resolução nº 6/2015 para homenagear profissionais da área da segurança que se destacaram na cidade. O prêmio é entregue anualmente, em sessão solene realizada na semana em que é comemorado o Dia do Policial Civil e Militar (21 de abril).

Os homenageados de 2025

Cabo Rene Rodrigues Calister, da Estação de Bombeiros de Tanabi

O cabo Calister nasceu em 10 de setembro de 1975 na cidade de Cosmorama. Filho de Pedro Calister Garcia e Cleuza Aparecida Rodrigues Calister, é casado com Graziella de Souza Bareli Calister e pai de Igor Henrique Bareli Calister.

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo no dia 23 de março de 1998, aos 22 anos de idade, iniciando sua trajetória como policial na cidade de Cosmorama. Em 2010, após concluir com êxito o Curso de Adaptação para Bombeiros, Calister passou a integrar a Estação de Bombeiros de Tanabi, na qual atua até hoje.

Durante sua carreira, combateu inúmeros incêndios e prestando socorro a diversas vítimas. Nos últimos anos, foi designado para atuar na área de prevenção de incêndios por meio da Divisão de Segurança e Combate a Incêndio (DSCI), contribuindo para a preparação de indústrias e comércios em medidas protetivas.

1º tenente especialista em comunicações Adeilton Rafael de Vasconcelos, militar do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB)

Natural de Paulo Afonso (BA), Adeilton Rafael de Vasconcelos iniciou sua carreira na Força Aérea ao ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em agosto de 1999, na cidade de Guaratinguetá (SP), sendo promovido ao posto de primeiro-tenente em dezembro de 2019.

Chegou à cidade de Tanabi em janeiro de 2024, vindo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

Tem formação em curso técnico em eletrônica pelo Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso Doutor Luiz Viana Filho e é licenciado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No decorrer de sua carreira militar, realizou cursos de diversos equipamentos da área de controle do espaço aéreo, atuando por 18 anos como técnico de sistemas radar e telecomunicações, sendo dez deles na região Amazônica.

Recebeu medalhas militares por 10 e 20 anos de serviços prestados à Aeronáutica.

É casado com Carmen Pollyane, com quem tem dois filhos: Gustavo e Victor. Atualmente, exerce o cargo de Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB).

Investigador Pablo Garcia Amaral, da Polícia Civil

Pablo Garcia Amaral nasceu em 19 de setembro de 1987 na cidade de Potirendaba, filho de Heloísa Amélia Aparecida Garcia Amaral e Paulo Norberto Alvares Amaral. Cursou direito na Universidade Paulista (Unip) em São José do Rio Preto e fez especialização em direito penal e processo penal na Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

Sua trajetória profissional teve início no Instituto de Criminalística e na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, onde atuou como estagiário, adquirindo sólida experiência nos bastidores do sistema de justiça. Em seguida, exerceu advocacia de forma autônoma.

Em 2017, foi aprovado em concurso público e nomeado investigador de polícia. Atuou inicialmente na delegacia de Mirassol e, a partir de 2023, passou a integrar a equipe da delegacia de Tanabi, onde foi nomeado investigador de polícia chefe.

Cabo Nilton Cesar Bertelli, da Polícia Militar (PM)

O cabo Nilton Cesar Bertelli nasceu em 6 de novembro de 1975, em Cosmorama. Aos 27 anos de idade, ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. No início da carreira, trabalhou no 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Jundiaí.

Em 14 de abril de 2011, foi transferido para o 52º Batalhão de Polícia Militar do Interior, atuando no município de Planalto. Em 26 de janeiro de 2012, transferiu-se, por conveniência própria, para Bálsamo. Em 6 de março de 2013, foi transferido para o município de Tanabi, onde exerce suas atividades até hoje.

Nestes 21 anos e meio de carreira, o cabo Bertelli fez diversos cursos e aprimoramentos profissionais.

Participou de várias ocorrências de prisão em flagrante, tendo sido agraciado com láureas de mérito pessoal de segundo, terceiro e quarto graus. Em 2024, seu trabalho resultou no atendimento de 408 ocorrências, 548 pessoas abordadas, 118 veículos fiscalizados, oito procurados pela Justiça capturados, oito pessoas presas em flagrante e duas armas de fogo apreendidas.