Vereadores de Tanabi se reuniram, na tarde desta quarta-feira (29/01), nas dependências da Câmara, para discutir assuntos relacionados à retomada das sessões ordinárias do Legislativo – a primeira sessão do ano deste tipo ocorrerá na próxima segunda-feira (03/02), às 18h.
Compareceram ao encontro os seguintes parlamentares: Adalto Donizete Magri, o Cocó (PL), Celso Tarifa de Lima (UNIÃO), Devair Zanetoni Junior (MDB), Dionisio Guariero, o Dionisio Protetor (PP), Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS), Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB), José Francisco de Mattos Neto (PSD) e Michel Alexandre Magri Pina (PSB).
A reunião contou ainda com a participação das servidoras Ana Paula de Almeida Fucci, secretária legislativa, e Daiane Cristina Conforto, assistente parlamentar, e do servidor Elton Igor de Souza, advogado.
Comissões permanentes
Entre os assuntos em pauta esteve a formação de comissões permanentes da Câmara, que terão participantes escolhidos e oficializados durante a primeira sessão ordinária de 2025.
As comissões, formadas por três vereadores cada, são, segundo o regimento interno da Câmara, órgãos técnicos, constituídos pelos próprios membros da Casa, destinados a proceder estudos, emitir pareceres especializados, realizar investigações e representar o Poder Legislativo Municipal.
A Câmara de Tanabi tem sete comissões permanentes:
- Comissão de Justiça e Redação
- Comissão de Finanças e Orçamento
- Comissão de Serviços Públicos, Saneamento e Meio Ambiente
- Comissão de Saúde
- Comissão de Educação e Cultura
- Comissão de Esportes, Lazer e Turismo
- Comissão de Assistência Social
Outros assuntos
Os vereadores também receberam informações e orientações técnicas sobre questões relacionadas a temas como processo legislativo, rotina administrativa da Câmara e funcionamento geral da Casa de Leis.
A primeira sessão ordinária de 2025 ocorrerá na próxima segunda-feira porque o recesso se estende até o fim deste mês. Apesar disso, os vereadores da atual legislatura, eleitos no pleito municipal de outubro de 2024 e empossados no dia 1º de janeiro, já participaram de nove sessões extraordinárias em 2025.
As pautas e atas das sessões e o andamento de todas as proposituras podem ser consultados no sistema da Câmara, disponível a toda a comunidade. O site e as redes sociais do Legislativo tanabiense trazem, de modo contínuo, notícias sobre os acontecimentos e assuntos de interesse público debatidos na Câmara.
As sessões ordinárias ocorrem sempre às segundas, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da Câmara.
Conheça os vereadores
Os 11 vereadores e vereadora que compõem a legislatura atual (2025-2028) são, em ordem alfabética:
- Adalto Donizeti Magri, o Cocó Magri (PL)
- Celso Tarifa de Lima (UNIÃO), vice-presidente da Câmara
- Devair Zanetoni Junior, o Devinha Zanetoni (MDB)
- Dionisio Guariero, o Dionisio Protetor (PP)
- Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS), primeira-secretária da Câmara
- João Vitor de Freitas, o Primo (REPUBLICANOS)
- Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB)
- José Francisco de Mattos Neto, o Zé Francisco (PSD)
- Michel Alexandre Magri Pina (PSB), segundo-secretário da Câmara
- Rodrigo Augusto Jorge de Mello, o Dr. Rodrigo (PSB)
- Waldir Marcos de Souza, o Waldir do Zé Baiano (PRD), presidente da Câmara
Dos 11 nomes, quatro eram vereadores na legislatura anterior e foram reeleitos: Cocó Magri (PL), Primo (REPUBLICANOS), Dr. Rodrigo (PSB) e Waldir do Zé Baiano (PRD).
Dois deles já haviam passado pela Câmara anteriormente. Devinha Zanetoni (MDB) foi vereador entre 2017 e 2020, e Michel Pina (PSB), na condição de suplente, ocupou cadeira na Casa entre maio de 2023 e abril de 2024.
Zé Francisco (PSD) é vereador pela primeira vez, mas já havia ocupado cargo eletivo em Tanabi, uma vez que foi prefeito entre 2005 e 2012.
Os demais vereadores e vereadora ocupam cargo eletivo pela primeira vez: Celso Tarifa Lima (UNIÃO), Dionisio Protetor (PP), Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS) e Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB).