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Prêmios Aluno Nota 10 e Professor Nota 10 são entregues pela Câmara

A Câmara Municipal de Tanabi realizou a entrega dos Prêmios Aluno Nota 10 e Professor Nota 10. O evento, ocorrido na noite desta segunda-feira (04/11), teve transmissão no YouTube e no Facebook do Legislativo. Vereadores e autoridades ligadas à Prefeitura de Tanabi estiveram presentes, bem como familiares e amigos das pessoas homenageadas.

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Aluno Nota 10

O Prêmio Aluno Nota 10 foi instituído por meio da Resolução nº 4/2018. O objetivo é homenagear estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Tanabi que tenham se destacado. Os homenageados são indicados pelos colégios.

Confira os laureados de 2024:

  • Alisson Gabriel de Lima Caldeira - Escola Estadual Padre Fidélis
  • Ana Julia Cruz Barbon - CET (Centro Educacional de Tanabi)
  • Ana Luíza Simão Mantovano - Fundação Educacional de Tanabi
  • Arthur de Faria Moraes - Escola Municipal Ganot Chateaubriand
  • Beatriz Romano - Escola Municipal José Serafim da Silva
  • Elias Alves dos Santos - Escola Municipal Antonio Soares
  • Gabriella Pinheiro Lima Nascimento - Fundação Educacional de Tanabi
  • João Victor Claudino - Escola Estadual Padre Fidélis
  • José Paulo Navizelo dos Santos - Escola Municipal José Serafim da Silva
  • Julia de Castro Faustino - Escola Municipal Thereza Magri do Carmo
  • Laura Maria de Brito Silva - Escola Estadual João Portugal
  • Lívia Zanfolin Monteiro - CET (Centro Educacional de Tanabi)
  • Maria Eduarda da Silva Rocha - Escola Municipal Marciano Maciel da Silva
  • Maria Isabel Miranda de Souza - Escola Municipal Alexandre Kannebley Melotti
  • Miguel Santana de Oliveira - Fundação Educacional de Tanabi
  • Nathalia Batista Soares Santos - Escola Municipal Marciano Maciel da Silva
  • Tiago de Vasconcelos Nunes - CET (Centro Educacional de Tanabi)

Professor Nota 10

O Prêmio Professor Nota 10, criado por meio da Resolução nº 16/2017, tem a intenção de valorizar docentes que tenham desenvolvido trabalhos relevantes. A Secretaria Municipal de Educação indica uma relação de nomes, e os vereadores, por meio de votação secreta, elegem os premiados.

Conheça os homenageados deste ano:

Aline Morais Cunha

A professora Aline Morais Cunha se formou em pedagogia em 2010 pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco, de Monte Aprazível. Também é graduada em artes visuais pela Universidade Metropolitana de Santos.

É especialista em psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e em educação a distância 4.0 pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael).

Começou como professora de educação infantil em escola particular de Rio Preto entre 2011 e 2014. Atuou como professora da educação infantil em Monte Aprazível de 2014 a 2016.

É, desde 2016, professora de educação básica 1 em Tanabi, com maior experiência no quinto ano. Atualmente, estuda e pesquisa sobre educação especial com foco em altas habilidades ou superdotação.

Aline desenvolve o projeto Conectando Saberes: Leitura e Tecnologia em Ação, em que integra o uso da informática à prática pedagógica e ao processo ensino-aprendizagem. Por meio de livros, material didático, ferramentas tecnológicas e pesquisas temáticas guiadas, a docente tem o objetivo de desenvolver, junto aos alunos, a escrita e o gosto pela leitura.

Cristiani Aparecida Soler Viegas

Cristiani Aparecida Soler Viegas se formou em letras (língua estrangeira espanhol) na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto em 2002. Fez uma especialização em Madri, na Espanha, sobre língua e civilização espanhola.

Em 2001, antes mesmo de se graduar, começou a ministrar aulas de espanhol em escolas de idiomas de Rio Preto.

Em 2003, foi aprovada no concurso público para professor do estado e em 2004 foi efetivada na Escola Estadual Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima, em Limeira, onde ministrou aulas de língua portuguesa para turmas do sexto ao nono ano. Também em Limeira, trabalhava no Colégio São José e na escola CCAA.

A professora Cristiani voltou a Tanabi em 2008 após convênio entre o estado e o município. Desde então, passou a trabalhar na cidade

Entre 2008 e 2012, atuou nas Escolas Municipais Ganot Chateaubriand, Thereza Magri do Carmo, Antônio Soares, Alexandre Kannebley Melotti, e José Serafim da Silva.

Em 2013 foi transferida para a Escola Marciano Maciel da Silva, de Ibiporanga, na qual está até hoje e onde ministra aulas de língua portuguesa do 6º ao 9º ano.

De 2012 a 2021 também trabalhou no Colégio CET (Centro Educacional de Tanabi) como professora de língua portuguesa, redação e espanhol.

A professora Cristiani organizou um projeto de leitura em que os alunos leem um livro e fazem um breve resumo da obra. A atividade tem o objetivo de aguçar o gosto e despertar interesse pela leitura.

Jairo Fernando Calister Fernandes

O professor Jairo Fernando Calister Fernandes trabalha há 12 anos no município de Tanabi – boa parte dessa trajetória se deu na educação infantil, sua paixão.

É formado em pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco, de Monte Aprazível. Tem pós-graduação em psicopedagogia, neurociência aplicada à educação e gestão pública, além de ser mestre em ensino e processos formativos pela Unesp.

Jairo tem feito diversos cursos sobre alfabetização, inclusão e gestão emocional. Atualmente, se especializa em análise do comportamento aplicada (ABA) e espectro autista.

A homenagem a Jairo no Prêmio Professor Nota 10 é decorrente de um projeto de inclusão. A iniciativa surgiu da necessidade de inserir, no contexto escolar, dois alunos com necessidades especiais: um estudante com surdez severa, que nunca tinha frequentado a escola, e um aluno autista que precisava de acompanhamento especial.

Diante do desafio, o professor Jairo identificou as necessidades dos alunos e passou a traçar estratégias de ensino, acessibilidade e inclusão.

O primeiro passo foi elucidar os demais meninos e meninas sobre a condição dos colegas com necessidades especiais, ressaltando os ideais de cooperação, solidariedade e amizade.

Outro objetivo importante era incluir as duas crianças com necessidades especiais sem, contudo, deixar de atender as outras.

Em seguida, ficou estabelecido que, com o aluno com surdez, seria trabalhada a alfabetização de língua portuguesa em concomitância com a libras (língua brasileira de sinais). Para o aluno autista, foi pensado um cronograma de atividades que fizessem uso de mais recursos visuais e lúdicos, tornando o ensino mais atrativo e significativo.

A experiência foi considerada bem-sucedida. Para a inclusão do aluno surdo, foi proposto que os alunos ouvintes também aprendessem libras: como resultado, a turma passou a interagir com o aluno surdo na língua de sinais.

E não só isso: muitos alunos ouvintes passaram a se comunicar entre si também em libras.

Já o aluno autista teve uma ótima evolução e não depende mais de cuidadora. Interage normalmente com os colegas, inclusive com o aluno surdo, e já não precisa de adaptação em seu material didático.

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