A pedido do vereador Tenente Osmar do Nascimento (Tenente Canela), a Câmara Municipal de Tanabi recebeu nesta manhã de terça-feira (17), o secretário de saúde, Lucas Michelini, bem como os pais de alunos com necessidades especiais, como o Autismo, Síndrome de Down, entre outras. Estiveram presentes também o presidente da Câmara, Flávio Henrique Osório (Flavinho da Ivone), o vice-presidente, Waldir Marcos de Souza (Waldir do Zé Baiano), a vereadora Daiane Nascimento e o vice-prefeito Luis Eduardo Martins (Dú Coxinha).
Em reunião, os pais de alunos que estudam no município de Tanabi deram algumas sugestões de políticas públicas para os Autistas, falaram sobre a intervenção precoce e intensiva logo nos primeiros anos de vida, além de reivindicarem a realização de um censo, para saber a quantidade de crianças Autistas que Tanabi possui.
O secretário de saúde, Lucas, também comentou um pouco sobre o assunto, o qual tem experiência por ser dentista e ter atendido crianças com necessidades especiais. No caso, disse sobre a capacitação dos funcionários da saúde, como médicos, enfermeiros e agentes de saúde para ajudar no diagnóstico precoce e iniciar o apoio necessário para melhorar a qualidade de vida dessas crianças.
Outra sugestão, vinda do presidente da Câmara, Flavinho da Ivone, foi a realização de palestras com especialistas no assunto para esclarecer melhor os pais que muitas vezes encontram dificuldades para identificar o autismo em seu filho.
Vale destacar que o vereador Tenente Canela apresentou no ano passado a indicação nº 222/2022, solicitando ao Poder Executivo a viabilização do atendimento especializado às pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, entre outras necessidades especiais.
A Câmara Municipal de Tanabi, no uso de suas atribuições, aprovou em setembro do ano passado o Projeto de Lei nº 81/2022, que institui no âmbito municipal a Semana de Conscientização do Autismo, a ser comemorada a partir do dia 02 de abril de todo ano.