A rotatória de acesso ao bairro Rincão situada na confluência das Rodovias Vicinais Henrique Alves, Izidoro Saran e Atílio Zanetoni recebe o nome de Alfredo Castro Donaire.
É o que estabelece o projeto de lei nº 29/2025, enviado à Câmara pelo prefeito Alexandre Silveira Bertolini, o Xandão (PSB), e aprovado em segunda discussão pelos vereadores e vereadora na última terça-feira (22/4). O texto agora retorna ao chefe do Executivo para sanção.
O homenageado
Segundo a Prefeitura de Tanabi, Alfredo Castro Donaire nasceu em Córdoba, Argentina, filho de João Castro Saches e Carmen Donaire Dias. Ainda na infância, aos 8 anos de idade, imigrou para o Brasil com sua família, estabelecendo-se na cidade de Nova Granada.
Foi nesse município que constituiu família ao se casar com Thereza Ruza Castro, com quem teve quatro filhos: Carmen, Antonia, Alfredo e Orival.
Em 1955, mudou-se para o município de Tanabi, onde fixou residência na zona rural, no bairro Vila Rincão. Durante esse período, nasceram seus filhos Lidercia (in memoriam), Donizeti (conhecido como Zetão) e Elizabete.
Mais tarde, em 1966, passou a residir na zona urbana de Tanabi, onde nasceu sua filha caçula, Rosemeire. Todos os filhos se casaram em Tanabi.
Na cidade, desempenhou, por longos anos, a profissão de charreteiro de praça, atividade que exerceu até sua aposentadoria em 1984.
Alfredo Castro Donaire morreu em 5 de novembro de 1997, aos 81 anos de idade. Sua primeira neta, Mara Dalben, é esposa do deputado estadual Dirceu Dalben (CIDADANIA).