Imprimir Postagem
Sem todos os dados, Prefeitura responde a requerimento sobre cargos de confiança

Sem fornecer todos os dados solicitados pelos vereadores, a Prefeitura de Tanabi, por meio de ofício assinado pelo prefeito Alexandre Silveira Bertolini (PSB), respondeu ao requerimento nº 8/2024, que havia sido aprovado pela Câmara na sessão ordinária do dia 13 de maio e pedia informações sobre a escolaridade de funcionários comissionados do Executivo.

Na resposta, a Prefeitura não atendeu a item requerido pelos legisladores: relação com os nomes de todos os servidores de confiança e respectivas formações (leia mais abaixo).

Conforme divulgado pelo site da Câmara no dia 16 de maio, o requerimento, assinado por todos os vereadores e vereadora, tinha como base os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a prestação de contas da Prefeitura referente ao exercício de 2021 e ofício enviado à Câmara em abril de 2024 pela 2ª Promotoria de Justiça de Tanabi.

Em seus apontamentos, o TCE havia recomendado que todos os funcionários de confiança tivessem ensino superior, o que à época não era cumprido. A 2ª Promotoria de Justiça, por sua vez, acionou o Legislativo para que a Câmara informasse se os direcionamentos do Tribunal de Contas tinham sido atendidos.

Diante desse quadro, no requerimento aprovado na sessão do dia 13 de maio, os parlamentares questionaram a Prefeitura se ainda persistia a situação de servidores ocupantes de cargos em comissão sem curso de nível superior. Em caso afirmativo, os vereadores pediam que o Executivo esclarecesse a razão pela qual não estava sendo cumprida a orientação do Tribunal de Contas.

Por outro lado, na hipótese de não haver mais na Prefeitura funcionários de confiança sem curso superior, a Câmara solicitava o envio de uma listagem de todos os cargos em comissão da Prefeitura e os nomes dos ocupantes, com informações sobre os cursos superiores dos profissionais e respectivas comprovações - foi essa a informação não fornecida pelo Executivo.

A resposta

De acordo com a Prefeitura, a questão apontada está regularizada. A resposta foi apresentada aos vereadores nesta segunda-feira (10/06), durante a 18ª sessão ordinária do ano.

Na resposta encaminhada à Câmara, Bertolini diz que os cargos que foram alvo de apontamento foram extintos por meio do projeto de lei complementar nº 5/2022 e do substitutivo nº 1/2023. O prefeito acrescenta que, depois disso, o TCE não fez novos apontamentos sobre a escolaridade dos cargos em comissão.

Ainda de acordo com o prefeito, não há nenhum questionamento referente ao grau de escolaridade de cargos em comissão atualmente providos, tendo os apontamentos referentes aos exercícios anteriores sido corrigidos com a edição de novas leis. As explicações sobre o caso foram encaminhadas para o Ministério Público, que indeferiu a notícia de fato – isto é, a Promotoria acatou os esclarecimentos prestados.

Contudo, a resposta fornecida pela Prefeitura não traz a listagem, solicitada pelos vereadores, de todos os cargos em comissão da Prefeitura e os nomes dos respectivos ocupantes, além de informações e comprovações sobre as formações.

Resumo da sessão

Nesta segunda-feira, na 18ª sessão ordinária do ano, a Câmara aprovou, em segunda discussão, projeto de lei que dá o nome de Posto de Saúde Hélio da Silveira Pires à unidade em construção no bairro Converd 1. A autoria é do vereador Waldir Marcos de Souza, o Waldir do Zé Baiano (PRD). O texto segue para sanção do prefeito.

Outras duas propostas foram aprovadas em primeiro turno e ainda dependem de uma segunda análise dos parlamentares: os projetos 42/2024 e 50/2024.

Encaminhado à Câmara pelo prefeito, o projeto nº 42/2024 consiste na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025.

Já o projeto de lei nº 50/2024, de autoria do vereador João Vitor de Freitas, o Primo (REPUBLICANOS), atribui o nome de Eunice Aparecida da Silva Vitolo ao anexo da Escola Municipal José Serafim da Silva, no bairro de Ecatu.

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Cidade