A Câmara aprovou, na sessão ordinária da última segunda-feira (25/11), requerimento apresentado pela vereadora Daiane Cristina Ribeiro do Nascimento (PODE) que pede à Prefeitura informações sobre atendimentos relacionados à catarata.
De acordo com a parlamentar, cidadãos têm feito queixas sobre a fila de espera para a cirurgia de catarata ou para consulta.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão, sendo responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. O diagnóstico é clínico, realizado durante consulta oftalmológica e o tratamento é basicamente cirúrgico e bastante eficaz.
Assim, o requerimento solicita dados como quantidade de consultas disponibilizadas via rede pública de saúde, número de pessoas na fila de espera e outras informações.
Segundo o regimento interno da Câmara, a Prefeitura tem o prazo de 15 dias, a partir da data de recebimento do pedido, para prestar as informações.