Os vereadores eleitos e a vereadora eleita em Tanabi para a próxima legislatura (2025-2028) foram diplomados, na tarde desta quinta-feira (19/12), pela Justiça Eleitoral. O prefeito e o vice-prefeito reeleitos, Alexandre Silveira Bertolini, o Xandão (PSB), e Luis Eduardo Martins, o Du Coxinha (PP), também receberam o documento.
Embora a diplomação tenha sido realizada online, os candidatos eleitos nas eleições de 2024 compareceram à Câmara de Tanabi, onde ocorreu uma cerimônia simbólica de entrega dos diplomas.
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Na ocasião, ocorre a entrega dos diplomas.
No caso das 11 vagas para a Câmara de Tanabi a partir do próximo ano, receberam os diplomas (lista em ordem alfabética):
- Adalto Donizeti Magri, o Cocó Magri (PL)
- Celso Tarifa de Lima (UNIÃO)
- Devair Zanetoni Junior, o Devinha Zanetoni (MDB)
- Dionisio Guariero, o Dionisio Protetor (PP)
- Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS)
- João Vitor de Freitas, o Primo (REPUBLICANOS)
- Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB)
- José Francisco de Mattos Neto, o Zé Francisco (PSD)
- Michel Alexandre Magri Pina (PSB)
- Rodrigo Augusto Jorge de Mello, o Dr. Rodrigo (PSB)
- Waldir Marcos de Souza, o Waldir do Zé Baiano (PRD)
Posse
A posse dos vereadores, do prefeito e do vice ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 10h, na Câmara, quando também será realizada a eleição da Mesa Diretora do Legislativo para o biênico 2025-2026.
Na tarde desta quinta, o diretor da Câmara, Laerte Ettore Mazza Júnior, conduziu reunião em que explicou aos futuros vereadores como será a cerimônia de posse e a eleição da Mesa – os trâmites seguem o regimento interno da Casa.