A Câmara Municipal de Tanabi aprovou, durante a oitava sessão ordinária do ano, nesta segunda-feira (24/3), dois requerimentos que solicitam ao Executivo informações sobre recursos financeiros recebidos pelo município e obras de pavimentação no bairro José Onha.
O requerimento nº 7/2025, proposto por Adalto Donizete Magri, o Cocó (PL), e José Francisco de Mattos Neto, o Zé Francisco (PSD), pede relação de recursos financeiros recebidos pela Prefeitura entre 2022 e 2025.
O documento solicita que sejam incluídas informações sobre a origem dos valores, especificando se são provenientes de deputados, senadores ou de governo, além dos montantes recebidos, sua liberação parcial ou total e as respectivas destinações, incluindo repasses a entidades locais. Caso os recursos tenham sido encaminhados por parlamentares, a solicitação requer a identificação dos nomes e partidos políticos dos responsáveis.
Já a pavimentação asfáltica no bairro José Onha é o tema do requerimento nº 8/2025, de autoria individual de Cocó. No texto, o parlamentar indaga se os recursos para as intervenções na Rua José Orueta e na Avenida Sarkis Chaim são de emendas parlamentares. O legislador também pede documentação que comprove a origem da verba – caso o montante tenha sido repassado via emenda parlamentar, solicita o nome do responsável e o valor.
Resumo da sessão
A sessão ordinária da última segunda-feira também teve aprovação, em primeiro turno, do projeto de lei nº 26/2025, encaminhado ao Legislativo pelo prefeito Alexandre Silveira Bertolini, o Xandão (PSB). A matéria autoriza o Executivo a abrir na Lei Orçamentária Anual (LOA) um crédito adicional especial de R$ 1 milhão para obras de infraestrutura.
Segundo a Prefeitura, os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Dirceu Dalben (CIDADANIA) e serão destinados a obras de no Jardim Santa Mônica, Conjunto Habitacional Domingos Lúcio de Vasconcelos, Centro e Sítio do Estado. As intervenções previstas incluem recapeamento e pavimentação asfáltica, drenagem, instalação de guias e sarjetas e sinalização.
A proposta precisa ser aprovada em segunda discussão na Câmara antes de retornar ao prefeito para sanção.
A sessão ordinária teve ainda um requerimento sobre auxílio desportivo rejeitado e aprovação de projeto que prevê prêmios em dinheiro para a Corrida do Trabalhador, além da entrega de moções aos organizadores do 15º Rally do Batom e à Escola Estadual João Portugal.