Imprimir Postagem
Maioria rejeita mudança, e requerimentos continuarão a ser submetidos ao plenário

Requerimentos elaborados por vereadores de Tanabi que solicitem informações à Prefeitura ou a outras entidades públicas e particulares continuarão a ser submetidos ao plenário da Câmara. Na sessão ordinária desta segunda-feira (16/6), a maioria dos parlamentares rejeitou uma proposta que alterava essa condição.

Trata-se do projeto de resolução nº 1/2025, assinado por José Francisco de Mattos Neto, o Zé Francisco (PSD), e Adalto Donizeti Magri, o Cocó (PL).

O Regimento Interno da Câmara de Tanabi, no artigo 99, estabelece que vários tipos de requerimentos escritos pelos vereadores devem ser apreciados pelo plenário. Zé Francisco e Cocó propunham que as solicitações de informações ao Executivo e a órgãos públicos e privados passassem a ser encaminhadas diretamente – ou seja, sem a aprovação dos vereadores.

A propositura teve três votos favoráveis: dos dois autores e de Dionisio Guariero, o Dionisio Protetor (PP).

Sete vereadores foram contrários à mudança: Celso Tarifa de Lima (UNIÃO), Devair Zanetoni Junior, o Devinha Zanetoni (MDB), Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS), João Vitor de Freitas, o Primo (REPUBLICANOS), Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB), Michel Alexandre Magri Pina (PSB) e Rodrigo Augusto Jorge de Mello, o Dr. Rodrigo (PSB). O presidente Waldir Marcos de Souza, o Waldir do Zé Baiano (PRD), não vota.

Argumentos

O argumento dos autores do projeto rejeitado é o de que submeter requerimentos ao crivo do plenário seria inconstitucional. Também apontam que a prática é defasada e retira poderes do Legislativo.

Por outro lado, vereadores que votaram pela manutenção das regras da maneira atual sustentam que aprovar ou rejeitar requerimentos é uma forma de autonomia dos vereadores. Além disso, citam que muitas das informações usualmente solicitadas em requerimentos já estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura.

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

 Digite o texto no campo abaixo.

Mais notícias sobre Cidade