O vereador Waldir Marcos de Souza, o Waldir do Zé Baiano (PRD), foi eleito presidente da Câmara de Tanabi para o biênio 2025-2026.
Os outros membros eleitos para a Mesa Diretora são: Celso Tarifa de Lima (UNIÃO), vice-presidente, Glaucia Franciani Lechado Leardini (REPUBLICANOS), primeira-secretária, e Michel Alexandre Magri Pina (PSB), segundo-secretário.
A eleição ocorreu nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, na 1ª sessão extraordinária do ano, logo após a posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores e vereadora que exercerão mandato até o fim de 2028.
Quem elege a Mesa Diretora da Câmara são os próprios vereadores. Waldir do Zé Baiano foi o único a apresentar candidatura à presidência, tendo sido eleito por unanimidade, com os votos de todos os 11 legisladores.
O vice-presidente, a primeira-secretária e o segundo-secretário também apresentaram candidaturas únicas, e todas receberam aval unânime dos pares.
Funções da Mesa
A Mesa Diretora tem competência para dirigir, executar e disciplinar todos os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara. O presidente é o chefe do Legislativo: cabem a ele as funções administrativas e diretivas das atividades internas e a representação legal da Câmara nas relações externas.
As atribuições do presidente incluem a convocação de sessões, a organização da pauta e o encaminhamento de projetos para comissões, além da supervisão de prazos legislativos e tomada de decisões sobre emendas, proposições e questões de ordem. Ele também preside as sessões, conduzindo debates, votações e garantindo a ordem no plenário.
No âmbito administrativo, o presidente tem competência para gerir recursos humanos, supervisionar despesas e abrir sindicâncias. Externamente, atua como interlocutor com o Executivo, promulga leis e decretações legislativas e, em casos excepcionais, pode substituir o prefeito e o vice-prefeito.
O vice-presidente é responsável por substituir o presidente quando o titular se ausentar.
Já os secretários são responsáveis por realizar a chamada dos vereadores no início das sessões, registrar presenças e ausências, além de proceder à leitura de atas, expedientes e proposições que sejam de interesse da Câmara. Também supervisionam a inscrição de oradores e a elaboração das atas, que resumem os trabalhos realizados durante as sessões.